top of page
Foto do escritorJoão Holanda

Manejo para torneio em Canário-da-terra

Atualizado: 26 de jan.

Manejo de Canário-da-terra para torneio. Manejo para fibra.

Osmar de Oliveira Sandoval – Criatório Espelho da Fibra – Campinas – SP


Nesse texto vamos passar algumas informações, algumas dicas, de como se deve manejar um canário para Torneio.

Vamos abordar desde o canário novo, ou seja, aquele sem experiência ao canário já veterano.


Por mais que não se mexa na gaiola, por mais que não se movimente a gaiola, sempre existirá um manejo.  Assim, podemos dizer que um simples isolamento, já é um manejo.  


Uma simples parada enfrente a roda por alguns minutos, antes de por a gaiola em outro local já é um manejo.


A deixar a gaiola próximo da roda, para que o canário esquente (e abra canto), já é um manejo.


Vamos começar abordando os canários novos, que vão ser mexidos para Torneio. Lembrando que, o que será dito aqui, também poderá ser usado em canário que não participam de roda e sim badernas, em bares, casas, etc…


Quando sabemos que um canário tem chances de dar roda?

R: Com certeza, pela sua GENÉTICA, se esse possui sangue de canários de roda, certamente ele tem chances de ser um canário de roda.


Mas, como sabemos se ele poderá dar roda, no sentido de olhar pra ele e ele nos mostrar algo que nos leve a pensar assim?

R: Na hipótese de termos um canário disposto, cantor, gostar de cantar de cara, ser valente.


Sabendo que esse canário, tem chances de ser um canário de roda, o que devemos fazer e como devemos proceder?

R: Ai que é que está o Sucesso de alguns e o insucesso de outros muitos.

Posso garantir que o insucesso hoje é maior, não por culpa do pássaro, mas sim por culpa daquele que estão manejando seus pássaros.

A paciência sempre foi e sempre será a principal ferramenta para aquele que quer ter sucesso com seu pássaro. 


Pássaro e expositor caminham juntos, podendo dizer que o Sucesso de um é o trabalho do outro. Se o expositor não faz um manejo correto, o pássaro não terá sucesso e não tendo sucesso, não cantando o que pode cantar ou deveria cantar , o expositor não terá o sucesso que sonhava em ter.


Quando se trata de pássaros novos, precisa desse detalhe “paciência” ou como gosto de dizer:  Muita Calma.


Passarinho não é uma máquina, que só programarmos ou direcionarmos e então fará o trabalho desejado. 


Passarinho é um ser vivo, e assim, passivo de uma sensibilidade, de um desconforto, que poderá por ele ser respondido, por um sinal de insatisfação. 


Essa Insatisfação, será por nós percebida, quando formos por o pássaro a alguma prova.


No caso dos Torneios, ele poderá demostrar esse desconforto não cantando, ou cantando pouco, ou até correndo dos demais. 


Cada pássaro pode reagir de uma forma diferente.


Devemos evitar que se chegue nessa situação, pois é mais seguro seguir por um caminho mais lento e assim ter sucesso no final, que tentar o sucesso por um caminho mais rápido.


Caminho mais lento nesse caso seria o manejo com paciência e o caminho mais rápido seria não seguir esse manejo, ou seja, pegar o pássaro e já levar pra roda.  


Seguindo o caminho mais rápido e caso esse não venha a ser alcançado e temos que corrigir os erros já cometidos , ou efetuar procedimentos não realizados referente ao manejo adequado.


Com certeza será bem mais complicado e arriscado de se conseguir o sucesso.


Assim, com Paciência as chances são maiores e quando alcançadas, mais sólidas.


Digo isso, pois tirar o stress de um pássaro, tirar o medo, não é fácil, pode demorar mais tempo que o tempo que se gastaria fazendo um trabalho mais lento e seguro (tendo paciência com ele).


Em qualquer dos casos, o sucesso não é garantido, porém caso não seja seguido um manejo adequado e o pássaro não cantando, tanto o pássaro como o expositor, já estará contaminado pela falta de confiança.


Um expositor que não confia no seu pássaro, é ruim, é uma negatividade grande e, na primeira chance que tiver, ele transfere o pássaro para outro expositor, que por muitas vezes poderá alcançar o sucesso com um novo manejo, pois esse fez e faz o procedimento correto.


Após a PACIÊNCIA, outra importante ferramenta é o COSTUME, ou seja fazer com que o pássaro fique acostumado a ser conduzido de um lado pra outro e com a presença de uma maior de pessoas.


A condução do pássaro é hoje tão importante para seu sucesso, pois ela sempre será usada. É uma ferramenta que mesmo depois que se alcance o objetivo esperado, ela sempre será usada, pois a viagem atrás de Torneios sempre existirá e dessa forma, o pássaro sempre estará passando por isso. 


Posso garantir que quanto mais passeio, maiores são as chances de sucesso com seu pássaro.


A exposição desse pássaro a uma quantidade grande de pessoas, é também fundamental, pois sabemos que os torneios é um local muito movimentado e dessa forma, a presença de pessoas não pode ser um obstáculo para o pássaro. 


Quando se começa o manejo dessa forma, o pássaro pode ou não cantar em seu primeiro passeio, mesmo não cantando isso não significa que ele não será um bom pássaro para roda, como disse, cada pássaro reage de uma forma.


Por isso que digo que a paciência é a principal ferramenta, pois se você procede com calma, com certeza você fará outros passeios e nesses poderá ter a felicidade de ver seu pássaro cantando.


Por isso que os passeios devem ser sempre feitos com a gaiola encapada e, nos primeiros passeios, manter encapada a gaiola até que se perceba que o pássaro está mostrando uma disposição, uma animação dentro da gaiola.


Mostrando isso, está na hora de começar a desencapar a gaiola.


Um erro comum, é chegar já desencapando a gaiola do pássaro novo.


O correto é deixar encapado, até que ele se perceba que chegou ao local final.


Depois, abre-se a janela da capa e deixe que ele veja as pessoas e pássaros por ela.


Depois de uns 20 minutos, já esta na hora de desencapar totalmente a gaiola e ficar observando o pássaro. Outro erro comum, é forçar o pássaro antes do momento correto.


Tem que deixar de longe, ver os demais pássaros de longe e ir aproximando devagar, até que ele entre no meio dos demais. Isso pode levar meses.


Lembro duas coisas: Quando digo canário novo, digo canário sem manejo pra roda e não de idade.


Segunda, se você não quer passar por isso tudo, se acha complicado, é por que você não tem paciência e assim, deve logo já transacionar um pássaro já tarimbado em Torneios, para que seu manejo fique mais simplificado.


Pois bem, quando se percebe que o pássaro já está cantando desencapado em todos os passeios, mostrando uma disposição muito boa, chegou a hora de colocá-lo na estaca. 


Colocar na estaca nesse momento, não significa fazer sua inscrição, por a gaiola lá e ficar presente como um competidor.


Nesse início, colocar na estaca significa mostrar a ele um ponto que ele não conhecia ainda.


Como proceder?

R: Primeiro deve chegar cedo.


Depois, fazer tudo que sempre fazia, ou seja, deixar um tempo encapado pendurado em algum ponto, em uma árvore, por exemplo, e só depois desencapá-lo.


Depois que ele esteja bem animado, deve ser novamente encapado e só então será desencapado próximo a estaca.


Antes era mais fácil, pois pendurávamos o canário encapado na estaca e só abria a frente, isso com certeza ajudava muito a sua adaptação. Hoje com a mudança do regulamento, não se pode mais proceder dessa forma.


Colocando o canário na estaca, você vai acompanhar como ele está reagindo. Importante que fique nesse início uns 20 ou 30 minutos na estaca, caso esteja cantando.


Importante também que nesse início não o coloque ao lado de outro pássaro, é bom que veja outros, mas pulando algumas estacas e com a roda ainda com poucos canários. 


Depois deve ser retirado e pendurado em algum local e deixar que ele cante muito, encapado ou com capa.


Lembrando que para deixar o pássaro na estaca por esse período, não precisa fazer inscrição, basta colocar em alguma estaca, pois assim que chegar o dono do ponto, é só retirar a gaiola.

 

Caso isso venha a ocorrer, não é bom que se mude de estaca, pelo menos nesse começo (melhor retirar e por cantar do lado de fora).


Vale lembrar também que a maioria dos canários entram na roda faltando uns 10 minutos…. Assim, fica fácil de deixar o iniciante em alguma das estacas para se acostumar.


Para quem já tem um canário de roda, é ainda mais fácil, pois o novato vai ocupar a estaca desse até que ele venha pra roda. 


Essa adaptação deve ser feita por várias vezes, até que o canário se sinta íntimo das estacas e da presença muito próximas de pessoas. 


O ideal é ir sempre aumentando o tempo de permanência na estaca e pra isso já terá o puxador de começar a fazer inscrição do pássaro. 


Comece com meia hora como disse acima, faça isso por algumas vezes, depois passe para uma hora e vai subindo, até que ele fique até a final.


Além de acostumar o pássaro, você estará dando um condicionamento a ele, tanto físico como psicológico, e isso é fundamental.


Muitas são as perguntas se canário da terra tem fêmea ou não. 


O canário é um pássaro que gosta muito de fêmea e sendo assim, fácil de passar do ponto, e passando do ponto esse estará “estragado” pra roda.


Por outro lado, o canário é um pássaro que não necessita de fêmea para permanecer na roda. 


Dessa forma, não é interessante usar fêmea nos canário, pois o risco de insucesso é grande.


Muitos também perguntam se o canário precisa realmente morar só, ou seja, viver isolado. 


A maioria dos canários de roda moram só. 


Um canário morando só, não vai se desgastar durante a semana cantando o dia todo em disputa, ele vai ficar quieto, economizando suas energias para o momento certo (momento do torneio).


Mas, não se pode dizer que é regra o canário morar só.


Hoje com o aumento da criação em cativeiro, os canários estão acostumados a ouvir outros canários o dia todo e com o passar dos dias até começar a disputar canto com esses que já estavam ali antes dele (do novo) nascer. 


Assim, um canário com esse tipo de manejo, ou seja, que foi criado no meio de muitos outros canários, tende a render bem nas rodas mesmo morando com outros.


Dessa forma, vai depender da criação deste. Por isso é muito importante que se saiba o manejo anterior de um pássaro ou como esse foi criado.


Também posso afirmar que existem chances de um canário que foi criado em meio de muitos, não render bem quando isolado.


O ambiente pra ele ficou desconfortável e assim, ele esfriou tanto que não entra no ritmo e, quando esse volta a conviver em meio de muitos, volta a cantar bem.


A coisa certa a fazer é o teste, faça o teste e veja se o canário gostou da nova forma de ser cuidado.


Sobre o canário já de roda (veterano), não tem muito mistério, pois é só pegar o manejo do puxador anterior e continuar a fazer igual, caso esteja indo muito bem entretanto se existir chances de melhoras, essas devem ser tentadas.


Alimentação antes e no dia do Torneio (Dieta).


Sabemos que um animal para estar bem, precisa estar bem alimentado.

No caso dos canários, a maioria se alimenta de sementes, mas, mesmo àqueles que se alimentam de ração, precisa de uma dieta para a preparação para a competição.


Sabe-se que as sementes são duras e assim de digestão lenta, por isso, mais que nunca a importância das comidas extras.Sabemos também, que alimentar-se de um único tipo de alimento, fica enjoativo e assim fácil de ficar saciado.


O Ideal, para aqueles que viajam com o canário, é colocar uma variedade de comidas para que ele faça toda a viagem se alimentando e, além de ficar bem alimentado, hidratado, ajuda a tirar o stress da viagem.


É interessante que no sábado, viajando ou não, se coloque muita comida e, no domingo bem cedo também coloque muitas opções para que também se alimente bem.


Dessa forma, precisa trocar os alimentos. No sábado retira a tarde antes de escurecer e no domingo coloque bem cedinho e, será retirado minutos antes de ir pra roda.


Quais alimentos devem ser colocados?


Os melhores alimentos a serem oferecidos ao canário, para que ele se sustente e hidrate são:

Maça, Couve, Almeirão, Pepino, Laranja Lima, Jiló. Lembrando que fica o puxador a vontade para oferecer algum outro alimento que o canário goste de comer.


É importante que não se de muitos desses alimentos durante a semana, para que não cheque no dia e o pássaro já esteja farto de tanto come-los.


Esse tipo de dieta, também é de importância, para que o canário não fique todo momento procurando comida enquanto disputa.


Por enquanto é isso. Em breve falarei mais sobre acerto de poleiros, chances de melhor rendimento nas rodas (quando isso pode ser notado), etc..

 

Osmar de Oliveira Sandoval – Criatório Espelho da Fibra – Campinas – SP

 

25 visualizações0 comentário

Comments


Banner.Posts.png
Logo Real

Nossos Colaboradores

Sua marca aqui, pergunte-me como!

Logo Paraíso das Rações
Logo Holanda Canecas
Logo CIF
Logo Bokus
Logo K&K
Logo ArtCar
Logo Ei8ht
Logo Doritos
Logo CLL
bottom of page